01/07/2019 às 22:42 news

Tipos de Bodas

2646
11min de leitura

Bodas de casamento | Saiba o significado de cada ano e mês

   Descubra como cada ano é representado nas bodas de casamento e inspire-se para não deixar essas datas especiais passarem em branco!

   Quando o assunto é bodas de casamento, o significado tem sua origem do latim. O termo “boda” vem de “votum”, que quer dizer “promessa”. Na prática, a palavra representa a celebração dos votos matrimoniais em uma união civil ou religiosa.

   Embora as datas mais lembradas sejam a de Bodas de Prata (25 anos) e a de Bodas de Ouro (50 anos), nada impede que você comemore cada ano com seu amor.

   O significado da escolha dos nomes das bodas de casamento

A relação do segundo nome da bodas, como por exemplo: bodas de beijinho ou bodas de papel, remete a algum material que representa a estabilidade da união! Sendo assim, quanto mais tempo tiver, mas as bodas terão o nome relacionado a algum material resistente.

   Ou seja, quanto mais duradoura for a união, mais as bodas são relacionadas a durabilidade e estabilidade e, assim, a materiais difíceis de se partir.

   A seguir, separamos duas listas de bodas de casamento. Uma é para os recém-casados celebrarem cada mês de união. A outra, é para você lembrar a data ao longo dos anos e não deixar o amor e a cumplicidade morrerem mesmo após 50 anos.

   Lista de bodas de casamento: meses de comemoração

   O primeiro ano de enlace tem a tendência de ser doce e mágico. Por isso, os primeiros onze meses são representados por símbolos mais leves e divertidos.

   Conheça cada termo na tabela de bodas de casamento por meses.

1 mês – Bodas de Beijinho

2 meses – Bodas de Sorvete

3 meses – Bodas de Algodão Doce

4 meses – Bodas de Pipoca

5 meses – Bodas de Chocolate

6 meses – Bodas de Plumas

7 meses – Bodas de Purpurina

8 meses – Bodas de Pompom

9 meses – Bodas de Maternidade

10 meses – Bodas de Pintinhos

11 meses – Bodas de Chicletes

   Lista de bodas de casamento: anos de união

   Agora, descubra como as bodas de casamento são representadas ao longo dos anos e se inspire para criar comemorações a dois.

1 ano de casamento – Bodas de Papel

O significado das bodas de papel, que simboliza um ano de casamento traz uma mensagem sensível, mas que vai servir de inspiração para os casais. “O papel simboliza a fragilidade de uma relação ainda muito jovem, que precisa de delicadeza e sabedoria para continuar intacta e forte”, diz Bruna Pereira, psicóloga e consultora de casamentos.  Saiba o que fazer para comemorar 1 ano de casamento bodas de papel.

2 anos de casamento – Bodas de Algodão

Nosdois anos de casamento, as bodas são representadas pelo algodão, pois, assim como no 1º ano de casamento, significa a fragilidade do início do enlace. Conforme os anos passam, os laços são fortalecidos. Veja opções de viagens para 2 anos de casamento bodas de algodão.

3 anos de casamento – Bodas de Couro ou Trigo

Os três anos de casamento são representados pelo trigo ou couro. O significado dos símbolos é simples: o primeiro representa o amadurecimento do casal, além da prosperidade e união. Já o segundo elemento simboliza a proteção que o contato diário proporciona.  Confira opções de presentes para celebrar 3 anos de casamento bodas de couro ou trigo.

4 anos – Bodas de Flores ou Frutas

As flores e frutas representam a vitalidade e a fragilidade dos 4 anos de casamento. As flores são as eleitas porque simbolizam a necessidade de cuidado diário.

5 anos de casamento – Bodas de Madeira ou Ferro

Os cinco anos de casamento marcam a superação das diferenças e uma relação mais madura. Pode indicar, também, uma nova fazer a surgir. Sejam filhos, crescimento profissional ou até mesmo a troca da casa. Veja o que fazer para comemorar 5 anos de casamento bodas de madeira ou ferro.

6 anos de casamento– Bodas de Açúcar ou Perfume

O perfume e o açúcar remetem a sensações e memórias prazerosas e, por isso, representam os 6 anos de casamento. Nesse período, o casal está desfrutando de uma relação mais madura.

7 anos de casamento– Bodas de Latão ou Lã

Nada de crise dos 7! A lã e o latão são os materiais que representam a resistência do casamento. Aproveite para combinar um jantar especial entre vocês ou um viagem romântica para comemorar.

8 anos de casamento – Bodas de Barro ou Papoula

Esse é o momento em que a relação do casal já está mais estabilizada.  O barro simboliza a capacidade de adaptação de ambos, além da conservação dos melhores momentos a dois.

9 anos de casamento – Bodas de Cerâmica ou Vime

Transformar argila em cerâmica é uma arte. Há quem diga que viver juntos por mais de 3 mil dias também seja. Os 9 anos de casamento são marcados pela maturidade do casal em se moldar ao outro para tornar a relação saudável e feliz.

10 anos de casamento – Bodas de Estanho ou Zinco

Os primeiros dez anos de união de um casal, conhecidos como bodas de estanho, são dignos de roteiro de um grande filme. À essa altura, a história que começou no inesquecível dia do “sim” já rendeu muitos capítulos, lembranças e memórias.  Saiba como comemorar 10 anos de casamento bodas de estanho ou zinco.

11 anos de casamento – Bodas de Aço

O aço representa a estabilidade, e é o material escolhido para simbolizar os 11 anos de união. Nesse período o casal já passou por vários momentos, tanto difíceis, quantos felizes, mas superaram tudo, e construíram um casamento firme e estável.

12 anos de casamento– Bodas de Seda ou Ônix

Representados pela seda ou pela Ônix, os 12 anos de casamento simbolizam a delicadeza da seda, que precisa de cuidados, e também a preciosidade e a raridade da pedra Ônix.

13 anos de casamento– Bodas de Linho ou Renda

Representado pela renda, que é um tecido delicado e transparente, e pelo linho, que é um tecido luxuoso e resistente, uma união de 13 anos mostra que o casal, ao longo dos anos, construiu com transparência a relação, que ficou mais forte com o tempo.

14 anos  de casamento– Bodas de Marfim

O Marfim é um material que representa uma relação sólida e valiosa. Os 14 anos de união são marcados por momentos inesquecíveis do casal e por diversas conquistas juntos.

15 anos de casamento – Bodas de Cristal

As bodas de 15 anos de casamento marcam a trajetória do casal desde o enlace oficial até a presente data. É um período que proporciona reflexão das conquistas a dois e, como marido e mulher, o que eles almejam para o futuro. Veja opções de presentes para comemorar 15 anos de casamento bodas de cristal.

16 anos de casamento – Bodas de Safira ou Turmalina

Com o passar dos anos, os materiais que representam a união são mais valiosos e resistentes. Assim acontece com a Safira e a Turmalina, pedras preciosas que simbolizam o valor e a raridade de uma relação sólida como a de 16 anos.

17 anos  de casamento– Bodas de Rosa

Símbolo do amor e da paixão, a rosa é uma flor delicada e muito apreciada pelos casais. Ela representa o sentimento mais nobre que envolve a união, além da pureza e necessidade de cuidados por conta de sua delicadeza.

18 anos de casamento – Bodas de Turquesa

A Turquesa é uma pedra bastante conhecida por sua linda cor e comumente aparece em joias combinadas com outros elementos de valor. Muitos casais vão além e acreditam que a pedra é capaz de emanar energias de tranquilidade e “bem estar”.

19 anos de casamento– Bodas de Cretone ou Água Marinha

Creatone é um tecido forte e Água-Marinha é uma pedra preciosa bem resistente. Por isso, ambos são utilizados para representar os 19 anos de casamento, que já passou por muitos altos e baixo, mas continua firme e forte como se fosse apenas o começo.

20 anos de casamento– Bodas de Porcelana

Para celebrar os 20 anos de união a porcelana vem relacionada a resistência, e mostra que o casamento está intacto mesmo com o passar dos anos e das dificuldades encontradas no caminho. 20 anos de casamento, bodas de porcelana | Como comemorar

21 anos de casamento– Bodas de Zircão

O zircão é uma pedra exótica, cristalina e que se assemelha ao diamante. É conhecido por sua grande resistência e durabilidade, características que marcam o casamento que completa 21 anos.

22 anos de casamento – Bodas de Louça

A louça precisa  ser transportada e manuseada com muito cuidado para evitar quebras e também possíveis rachaduras. E não é diferente com um casamento de 22 anos, que mesmo depois de tanto tempo, precisa da mesma atenção e cuidado.

23 anos de casamento– Bodas de Palha

A palha é um material versátil – com utilidades que vão do artesanato ao combustível – e simboliza os 23 anos de conquistas do casal e da construção de um relacionamento duradouro que se adapta conforme seu amadurecimento.

24 anos de casamento – Bodas de Opala

A palavra Opala tem como significado “pedra preciosa”. É um mineral muito raro, e possui uma variação de cores muito grande e isso faz com que seu tom mude de acordo com o ângulo. Por conta dessa beleza, é o material escolhido para representar os 24 anos de união, que tem uma beleza única e é muito admirado pelas pessoas ao seu redor.

25 anos de casamento – Bodas de Prata

Junto com as bodas de ouro (50 anos), essas são as mais conhecidas porque representam um período bastante importante da relação. Os 25 anos são simbolizados pela prata, um material resistente e valioso. Aproveitem para uma renovação de votos especial, para trocar as alianças por novas ou para preparar aquela festa com familiares e amigos.  Bodas de prata | Dicas para comemorar os 25 anos de casamento.

26 anos de casamento– Bodas de Alexandrita

A Alexandrita é uma pedra preciosa pouco conhecida, mas muito valiosa. Além de sua beleza e raridade, a Alexandrina é famosa pela resistência. Aproveitem a comemoração dos 26 anos de casados em um delicioso jantar ou em uma viagem a dois.

27 anos de casamento – Bodas de Crisoprázio

A pedra que representa 27 anos de casamento é a Crisoprásio;  uma variedade que possui mais valor do que o quartzo cripto. Ela é considerada uma das pedras mais valiosas, como a relação que alcança 27 anos. Antigamente, os gregos acreditavam que ela protegia contra depressão, e os egípcios criam que ela trazia proteção.

28 anos de casamento– Bodas de Hematita

A Hematita também é conhecida como diamante-negro e representa a coragem.  Feita de material resistente, ela passa por várias fases, assim como é uma união de 28 anos de casamento.

29 anos de casamento– Bodas de Erva

A erva representa o sabor, tempero e aroma agradáveis de uma relação saudável e sólida. São 29 anos marcados pela cumplicidade diária e grandes conquistas.

30 anos de casamento– Bodas de Pérola

As pérolas são formadas no interior das ostras e são frutos de uma transformação que acontece quando invasores se acomodam nestes moluscos. Essa ilustração mostra que, ao longo de três décadas, situações que se infiltraram no relacionamento foram superadas, fortalecendo o amor e o companheirismo da união.

31 anos de casamento– Bodas de Nácar

Esse período é ilustrado pela rigidez, riqueza em nutrientes e versatilidade do Nácar, substância que reveste conchas e é utilizada inclusive em instrumentos musicais. Isso mostra ao casal que, com tanto tempo unidos, saúde emocional e diversão são benefícios diariamente aproveitados.

32 anos de casamento– Bodas de Pinho

Desde que foi semeado até seu crescimento, o Pinho vive várias fases, sendo exposto a diferentes condições no ambiente em que se cresceu. Assim é o casal que cultivou o amor até alcançar seus 32 anos de casamento.

33 anos de casamento – Bodas de Crizo

Uma característica interessante do crizo é possuir uma variação exclusiva de cores, algo que inspira o casal a viver, com ainda mais alegria, muito além dos 33 anos completados.

34 anos de casamento – Bodas de Oliveira

A oliveira tem uma simbologia de paz, perseverança e união. Quando é transformada em azeite, ela mostra ao casal que o melhor de ambos sempre será usado para temperar o amor de um pelo outro.

35 anos de casamento – Bodas de Coral

Corais se unem para formarem resistentes estruturas aquáticas, verdadeiras colônias de seres vivos com um propósito em comum com o casal: perpetuar o relacionamento, fazendo ele mais firme e vivo quanto foi durante esses 35 anos juntos.

36 anos de casamento– Bodas de Cedro

O cedro é uma árvore que chega a grandes alturas – cerca de 25 metros – e, por isso, se caracteriza por ter um tronco firme. Assim são os 36 anos de casamento; com fortes e resistentes raízes que sustentam a vida a dois.

37 anos de casamento– Bodas de Aventurina

A aventurina é uma pedra preciosa de beleza singular e também rara. Assim são os 37 anos de união: preciosos!

38 anos de casamento – Bodas de Carvalho

O carvalho é um elemento bastante utilizado para armazenar substâncias com eficiência. Sua resistência e capacidade protetora são os símbolos do casamento que chega a 38 anos!

39 anos de casamento – Bodas de Mármore

Caro, belo, resistente e de polimento ímpar. Assim como o mármore, os 39 anos de casamento são representados pelo versátil mármore.

40 anos de casamento – Bodas de Esmeralda

Conhecida pedra preciosa, a esmeralda é associada ao amor incondicional. Entre os egípcios, era denominada “guardiã do amor”. Aproveitem os 40 anos de união para uma bela comemoração a dois!

41 anos de casamento– Bodas de Seda

A seda é um material fino e delicado, cuja produção é trabalhosa e lenta. Assim são os 41 anos de casamento que foram construídos com respeito, dedicação e companheirismo de ambos.

42 anos de casamento– Bodas de Prata Dourada

A prata dourada representa o vigor e o equilíbrio, tão necessários nos 42 anos de casamento. O material é nobre, raro e bastante resistente.

43 anos de casamento– Bodas de Azeviche

O azeviche é a representação ideal dos 43 anos de casamento porque diversas fases marcam o amadurecimento completo do material.

44 anos de casamento– Bodas de Carbonato

Os 44 anos de casamento são representados pelo cabornato. O elemento, comumente utilizado para auxiliar a cicatrização, é um composto de pequenos cristais. Representa toda a solidez da relação que perdura 44 anos.

45 anos de casamento – Bodas de Rubi

Bastante semelhante ao ouro branco, a platina é um material precioso e resistente – além de nobre – que representa os 45 anos de casamento.

46 anos de casamento – Bodas de Alabastro

O alabastro é um mineral que se parece com o mármore branco. Está relacionado à nobreza, prosperidade e fartura, assim como o casamento que completa 46 anos.

47 anos de casamento – Bodas de Jaspe

Pedra de beleza singular, é uma variação do quartzo na cor avermelhada. É a perfeita representação da rigidez e vitalidade do relacionamento de 47 anos.

48 anos de casamento – Bodas de Granito

O granito é uma rocha que resulta da junção de diversos minerais. Duro, resistente e belo, representa a união que resiste ao tempo e também o mix de sentimentos como companheirismo, amor, amizade, cumplicidade, fidelidade que sustentam a relação ao longo dos anos.

49 anos de casamento – Bodas de Heliotrópio

A heliotrópio é uma pedra associada a vitalidade. Seu nome – dado pelos gregos – significa “sol” (helios) e “direção” (tropos) porque é capaz de refletir raios solares em uma cor avermelhada. A ela, também estão relacionados a calmaria, pureza e longevidade, como os 49 anos de casamento.

50 anos de casamento– Bodas de Ouro

Um dos metais mais valiosos, o ouro representa os 50 anos de união. Está associado a riqueza, rigidez e durabilidade. É comum que os casais celebrem a data com uma festa familiar e aproveitem para uma renovação dos votos. Bodas de ouro | O que fazer para comemorar os 50 anos de casados.

Fonte: icasei e casamentos.com.br

01 Jul 2019

Tipos de Bodas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp